Noticias

Apresentação do Projeto Nós e (A)vós

Apresentação do Projeto Nós e (A)vós

por Catarina Marques -
Número de respostas: 0

A 30 de novembro de 2019 decorreu a Apresentação Pública do Projeto Nós e (A)vós pelas 15h nas instalações da Leca Portugal, S.A.

O Projeto Nós e (A)vós é um projeto intergeracional. Trata-se de uma (IIES) Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social pensada pela Sicó Formação S.A., entidade proprietária da Escola Tecnológica e Profissional da Sicó (ETP Sicó) e apoiada deste o primeiro minuto pela Junta de Freguesia de Avelar e pela empresa Leca Portugal, S.A., enquanto Investidores Sociais.

Esta iniciativa surge para combater um dos problemas sociais mais debatidos no nosso país, que é o isolamento dos idosos. Através do Diagnóstico Social verifica-se que há um conjunto alargado de idosos cujos rendimentos económicos são geralmente muito baixos. Também a “dependência” dos idosos é uma problemática que se vai agravando com o passar dos anos, configurando-se como problemas de saúde mais comuns: a diabetes, a hipertensão, as doenças cardiovasculares e as doenças mentais. Alguns idosos não tendo ninguém para conversar e socializar, evidenciam, cada vez mais frequentemente, sintomas de depressão e outras doenças do foro psicológico. Outro dos fatores do isolamento é o facto da população mais idosa enfrentar uma sociedade cada vez mais tecnológica e sentir-se naturalmente excluída.

Outro problema social direciona-se para os jovens do nosso país, que é o insucesso escolar e como efeito, o aumento de casos de maus comportamentos na sala de aula e o abandono escolar. 

O nosso foco de atuação com esta IIES é apostar numa intervenção social e intergeracional em contexto comunitário que permitirá a criação e desenvolvimento de um conjunto de atividades de combate ao isolamento e solidão na velhice, facilitando e apoiando a família na manutenção dos idosos no seu meio natural de vida e formar futuros adultos com valores e despertos para as etapas do envelhecimento.

Iremos alcançar os nossos objetivos através da atuação com os seguintes públicos-alvo: Idosos independentes, Idosos dependentes e jovens/comunidade em geral. As atividades a dinamizar terão como principal objetivo a socialização e a troca de experiências entre todos os intervenientes, evitando assim o isolamento dos idosos, a desconsideração da velhice por parte dos jovens, motivando a uma nova perspetiva de vida e das gerações. Pretendemos também a estimulação cognitiva e motora dos idosos. Em relação a toda a comunidade, pretendemos despertar a interajuda, o dar sem estar à espera de receber.

Ao longo de quatro anos (2019 – 2022) jovens, idosos e comunidade irão juntar-se em workshops, sessões de literacia digital, ginástica/geromotricidade, manualidades, saúde ambiental, saúde, tuna intergeracional tudo isto para combatermos o isolamento, promovermos idosos mais felizes e saudáveis e promovermos o voluntariado.


Anexo Assinatura do protocolo.JPG
Anexo Cartaz divulgação do projeto.JPG
Anexo Coordenadora do Projeto - Diana Fradigano.JPG
Anexo Plateia.JPG